quarta-feira, dezembro 01, 2010

Passeando nos Estilos - ELECTRO


Surgiu por volta de 82, criado pelo DJ norte americano Afrika Bambaata através da cópia em sintetizador dos riffis da faixa "Trans Europe Express" do grupo alemão Kraftwerk, no single "Planet Rock". O resultado foi uma nova roupagem para a cena hip hop do underground novaiorquino.
Além de Afrika, outros artistas como Jonzun Crew, Planet Patrol e Newcleus seguem o padrão sonoro, utilizando maciçamente a bateria eletrônica Roland-808 e vocoders (modificadores eletrônicos de voz) para criarem um clima robótico e computadorizado nas suas músicas, recorrendo a temas como viagens espaciais e videogames. Posteriormente o Electro, infuenciaria o som de Detroit (Techno de Detroit) e a cena hip hop de Miami.
Na década de 90 o som ficou totalmente no underground, sendo tocado apenas por alguns Dj's de Techno. Após o ano 2000 o Electro se reinventa e toma novos rumos, se apropria de novos sons eletrônicos herméticos e tem bastante influência nos tibres tipicos de sintetizadores analógicos que foram populares na década de 80. Muitas vezes, por estes sons, lembramos de melodias de video game como o Atari ou de grupos de Synthpop ou New Wave daqueles tempos.
No final dos anos 90, começo dos anos 2000, o Electro foi resgatado com o Electroclash ( nome original de um festival organizado pelo Dj Larry Tee em Nova York ) e produtores como Miss Kittin, Fischerspooner, Tiga, Felix da Housecat, Dj Hell, Peaches, Ladytron, entre outros.
O selo alemão Gigolo Records ( Miss Kittin, Vitalic, David Carretta, Digitaria, Dj Hell, Tiga, G.Rizo ) foi um dos maiores responsáveis pela popularização do Electro nos anos 2000, através de sua estética recheada de glamour, sexo, futurismo e decadência.

Artistas- Kraftwerk, Afrika Bambaata & Soul Sonic Force, Model 500, Drexcya, Dopplireffekt, Aux 88, Anthony Rother. Após o ano 2000- Fischerspooner, Tiga, Felix da Housecat, Peaches, Adult, Legowelt.

Veja e ouça a música considerada a primeira do Electro: Planet Rock - Afrika Bambaata



(Fonte AIMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário