terça-feira, junho 28, 2011

CINEMA - OSKAR SALA, UM GÊNIO MUSICAL


Título Original: Oskar Sala Die Vergangene Zukunft Des Klanges
Documentário sobre o fenômeno da música eletroacústica Oskar Sala. Ele nasceu em Berlim, estudou com Paul Hindemith e foi assistente do célebre Dr. Friedrich Trautwein, que nos anos 30 inventou o Trautonium, instrumento musical único, com capacidade para produzir uma infinidade de sons eletrônicos. Em 1930, participou do primeiro concerto público a usar a nova máquina, ao lado de Hindemith e Rudolph Schmidt: “Triostucke para Três Trautoniums”. No ano seguinte, foi solista da peça “Konzertsuck fur Trautonium mit Begleitung des Streichorchesters”, de Hindemith. Entre 1949 e 1952, Oskar dedicou-se a aperfeiçoar o instrumento, dando à luz o famoso Mixtur-Trautonium. Ele registrou suas patentes na Alemanha, França e Estados Unidos. Oskar compôs muito usando o Mixtur-Trautonium. Entre suas criações, estão trilhas para rádio e cinema, incluindo os gritos dos pássaros no clássico de Hitchcock. Ele celebrou, em 2000, 90 anos de idade. O artista é a única pessoa do mundo que sabe operar e tocar o Mixtur-Trautonium. 

Com depoimentos do próprio compositor e de músicos contemporâneos que apreciam seu trabalho, o filme aborda um gênero musical pouco conhecido e pouco explorado pelo cinema.
A música de Oskar Sala nunca esteve nas paradas de sucesso, não são disputadas na Internet pelos fanáticos de MP3, mas têm seu valor reconhecido pelos especialistas.

"Ele sempre disse que queria ter pupilos, mas seu trautonium era o único do mundo e ele tinha medo, afinal era sua fonte de renda. E há também, claro, uma dose de vaidade, já que somente ele era capaz de tocá-lo", disse Oliver Rauch à Reuters.
Oskar Sala, faleceu em 2002 aos 92 anos em Berlin. Deixa para todos seu Trautonium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário